Avaliação e monitoramento da redução de risco

Avaliação e monitoramento da redução de risco

As ações do setor saúde em matéria de redução de risco de desastre devem ser avaliadas para vigiar os avanços e realizar os ajustes necessários em todas as fases e etapas da gestão de risco de desastres. Os países que contam com mecanismos de avaliação do desempenho de seus planos e programas estão em melhores condições de verificar a capacidade do setor saúde de cumprir com as funções e responsabilidades em emergências e desastres.

A única maneira de avaliar os progressos dos planos e programas de redução de desastre em saúde é estabelecendo previamente os objetivos, os resultados esperados e os indicadores. O desenho e a aplicação de instrumentos de medição permitirão gerar informes de avanço periódicos e identificar os componentes que necessitam de melhorias e logo implementar os ajustes correspondentes.

Os países do Caribe, com o apoio da Opas, desenvolveram um excelente instrumento de autoavaliação de redução de desastres no setor saúde, disponível somente em inglês. Esse instrumento foi testado em três países antes de sua publicação e está sendo utilizado por outros países. Ainda que se trate de uma avaliação qualitativa e que requer ajustes no futuro, é, no momento, a melhor ferramenta para obter com relativa rapidez uma imagem instantânea do estado de avanço do setor para reduzir os riscos e de sua capacidade para enfrentar o impacto dos desastres.