Reabilitação e reconstrução

Você está aqui

Reabilitação e reconstrução

Objetivo do capítulo

Este capítulo tem o propósito de orientar e descrever os aspectos prioritários que devem ser considerados no setor saúde no processo posterior a fase de emergência causada por um desastre.

Este período, genericamente conhecido como fase de recuperação, compreende as fases de reabilitação e de reconstrução, tendo como objetivo restabelecer as condições de vida da população afetada pelo desastre, promovendo ao mesmo tempo, as mudanças necessárias para a redução de desastres.

O capítulo identifica os aspectos políticos e técnicos essenciais que ajudam a definir a responsabilidade do setor saúde, para cada uma das fases, as necessidades, as prioridades e os elementos que merecem atenção e que orientam o planejamento para o fortalecimento do setor frente a futuras contingências.

Fase de Reabilitação

Identificar as áreas e atividades mais prioritárias para a recuperação em curto prazo da funcionalidade dos estabelecimentos de saúde e dos programas e serviços essenciais necessários para continuar a atenção da saúde da população afetada por um desastre. Tais medidas não mudam a exposição ao risco.

Fase de Reconstrução

Identificar, propor e desenvolver projetos no setor saúde de médio e longo prazos, levando em conta a oportunidade que o desastre oferece para introduzir correções que melhorem a infra-estrutura e o funcionamento do setor saúde no contexto do desenvolvimento sustentável. Durante esta etapa se busca diminuir o risco mudando a exposição ou diminuindo a vulnerabilidade.