Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz

Páginas

CEP da ENSP, pioneirismo e compromisso

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fiocruz, foi uma das primeiras instituições a criar o seu Comitê de Ética em Pesquisa, em 03 de março de 1997. Isso após ter participado intensamente no processo que originou a Resolução 196/1996 do Conselho Nacional de Saúde, em substituição à Resolução 01/1988, sempre com base na forte crença da instituição e de seus pesquisadores de que as pesquisas devem associar a busca de resultados para a população com o respeito ético a seus participantes.

Pesquisas com Instituições Coparticipantes

A versão 3.1 da Plataforma Brasil possibilita que o CEP determine pendência nas apreciações realizadas por comitês de ética vinculados às instituições coparticipantes. Sugere-se que o pesquisador verifique as exigências dos CEP das instituições coparticipantes antes da submissão dos projetos pela Plataforma Brasil, a fim de agilizar a tramitação e evitar pendências.

Caso uma instituição não tenha vínculo com um comitê de ética, a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa - CONEP irá indicar um comitê de ética apropriado para a apreciação do projeto. 

 

VIDE PLATAFORMA BRASIL 3.1 PENDÊNCIAS EM PROJETOS DE COPARTICIPANTE

O CEP/ENSP estará em recesso do dia 26/12 ao dia 29/12/2017

O CEP/ENSP estará em recesso do dia 26/12 ao dia 29/12/2017.

 

Novos projetos para 2018 devem ser submetidos pela Plataforma Brasil a partir de 02/01/18.

Páginas