Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz

Como este site foi certificado?

Todos nós quando temos algum problema de saúde vamos para a internet. Lá encontramos milhares de sites. As informações que eles apresentam estão muitas vezes desatualizadas, erradas ou são de difícil compreensão.

Para enfrentar este problema o "Laboratório Internet, Saúde e Sociedade" (LaISS), da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) realizou, nos últimos cinco anos, uma pesquisa sobre a qualidade da informação em sites de saúde de Dengue, Aleitamento Materno e Tuberculose. Os critérios e indicadores presentes na ferramenta de avaliação foram inspirados nas experiências e  no debate acadêmico internacional. O processo de avaliação contou com a participação de Moradores de Manguinhos e de profissionais do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria. A avaliação tem uma primeira fase diagnóstica em que são apresentados os pontos em que houve maior e menor conformidade com os critérios adotados. Com estes dados em mãos, o gestor do site realiza as alterações sugeridas.

Este foi o caso do BLOG "Tuberculose: Circulando a Informação", vinculado ao Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT) do Ministério da Saúde.

Para receber o Selo Sergio Arouca o BLOG teve que atender algumas recomendações conforme relatório em anexo. Este texto tem a finalidade de tornar transparente os critérios, os indicadores e o processo da avaliação.


Acesse o Livro "QUALIDADE DA INFORMAÇÃO EM SITES DE TUBERCULOSE ANÁLISE DA SEGUNDA EXPERIÊNCIA INOVADORA".

Realizamos este filme que resume como este processo foi realizado.