1. Bem vindo a Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil


    A Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil está sendo realizada pela FIOCRUZ, sob a responsabilidade do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Recursos Humanos em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (NERHUS/ENSP/FIOCRUZ) e tem como principal objetivo conhecer a situação atual da enfermagem no país, no recente contexto socioeconômico e político brasileiro.

    Esta pesquisa é fruto de uma parceria entre a FIOCRUZ com o Conselho Federal de Enfermagem – COFEN, a Associação Brasileira de Enfermagem – ABEn e a Federação Nacional dos Enfermeiros – FNE, com o apoio da Organização Pan-Americana de Saúde e do Ministério da Saúde, além da Rede ObservaRH, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social – CNTSS, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Saúde – CNTS, da Associação Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem – ANATEN e do Fórum Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem.


    A Coordenação da Pesquisa está a cargo das Professoras Doutoras Maria Helena Machado – Coordenadora Geral – e Ana Luiza Stiebler Vieira – Coordenadora Geral Adjunta. A Coordenação Nacional Interinstitucional da Pesquisa é constituída pela ENSP/FIOCRUZ, o COFEN, a ABEn e a FNE.


    Em relação a participação na pesquisa, como o número de profissionais envolvidos é muito grande – mais de 1,7 milhões de trabalhadores entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem –, foi feita uma amostragem com profissionais selecionados aleatoriamente, sendo que cada profissional da amostra representa um conjunto de profissionais da equipe de enfermagem.


    Assim, se você for selecionado na amostragem da pesquisa, é importante que responda e devolva o questionário que lhe foi enviado pelo Correio. O questionário vai acompanhado por um envelope-resposta com porte pago; logo, você não terá despesas para remetê-lo a Coordenação da pesquisa, bastando, após preencher o questionário e colocá-lo no envelope-resposta, entregá-lo em qualquer agência dos Correios de sua localidade.


    Mas você também pode optar por responder o questionário via on line, bastando para isso clicar neste site no item Questionário, no menu acima. Você então será direcionado para o questionário on line, onde encontrará a tela de entrada com Usuário e Senha. Em Usuário preencha o seu número do COREN; na Senha, preencha a palavra perfil.

    Você também poderá mudar a sua senha, clicando no menu de opções no canto inferior direito da página em Alterar senha. Na tela que surgir, digite a senha atual e a nova senha e confirme.

    Você poderá responder o questionário de uma só vez e, no final, clique em concluir.

    Se preferir, poderá responder o questionário por etapas. Para isso, vá respondendo as perguntas e, a cada etapa, não se esqueça de clicar em salvar. Proceda desta mesma forma no momento em que, por qualquer motivo, tenha que sair do questionário.

    No questionário enviado via correio, não se esqueça de assinar a folha do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido que está na pág. 5 do mesmo, e de destacar e guardar Termo de igual teor contido na pág. 7. Em relação ao questionário on line, você deve entrar com o seu login e a sua senha e na tela do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, clicar em concordar; somente depois do seu consentimento o questionário será aberto.

    O sistema foi aberto para dar acesso a responder o questionário todos os profissionais que não foram selecionados na amostragem. Porém, não perca tempo e participe. Ajude a divulgar e garanta que todos venha a participar da pesquisa, peça aos profissionais que trabalham junto com você que não deixem de responder ao questionário o mais rápido possível. Acesse agora www.perfildaenfermagem.com.br