Academia Carioca da Saúde

Academia Carioca da Saúde

Programa de atividade física acessível, simples e regular, que envolve também outras instituições de Manguinhos: ginástica tradicional e com aparelhos, alongamento, grupos de caminhada, dança e hidroginástica. As pessoas podem participar a partir dos 12 anos de idade, mas a prioridade é para os idosos e portadores de doenças crônicas como hipertensão e diabetes. Colabora também na qualificação de professores de educação física e de professores do ensino básico das escolas públicas.
http://www.smsdcrj-academiacarioca-manguinhos.blogspot.com.br/

Academia Carioca da Saúde Escola é um desdobramento das atividades em Manguinhos da Academia Carioca da Saúde, conformando-se como um centro de formação dos futuros professores e multiplicadores que atuarão nas Academias e demais iniciativas de estímulo da atividade física vinculadas a uma Unidade de Saúde. Também se constitui como um espaço para planejamento e reflexão das práticas de promoção da saúde com ênfase na aquisição de um estilo de vida ativo.

Esta foi inaugurada no campus Manguinhos em setembro de 2011. O equipamento, que funciona integrado à Clínica da Família Victor Valla, é fruto da parceria entre a iniciativa Teias-Escola Manguinhos e a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. A ideia é que a Academia Carioca da Saúde-Escola atue na região expandindo o conceito de promoção da saúde com ênfase em atividades físicas, ampliando a atenção à saúde como espaço inovador de práticas de cuidado, ensino e pesquisa na área programática que engloba o bairro.

http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/departamentos/detalhes.noticias.p...