Ações e Serviços

Ações e Serviços

O Teias atua na cogestão da atenção primária de Manguinhos desde dezembro de 2009, numa parceria ENSP/Fiocruz e SUBPAV/SMS Rio de Janeiro. O modelo de atenção adotado é o da saúde da família, segundo diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica/MS. Temos cobertura de 100% da saúde da família em Manguinhos, um território vivo. A população de cerca de 37000 pessoas é atendida por treze equipes de saúde da família, cinco equipes de saúde bucal, um Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF Manguinhos), uma Equipe de Consultório na Rua (ECR) e uma Academia Carioca da Saúde. Detalhes desses serviços são apresentados em Nossas Ações, e nos espaços da Clínica da Família Victor Valla e do Centro de Saúde Escola Manguinhos, que são geridos pelo Teias.

Na seção Rede de Atenção à Saúde, há outros serviços e unidades que não são de gestão Teias. Destaca-se o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF), departamento da ENSP, que recebeu certificação e acreditação de qualidade em 2012 e que atua em Manguinhos desde 1964. O CSEGSF conta com profissionais médicos e equipe multiprofissional que atuam como referência para a saúde da família de Manguinhos e possui outros serviços como laboratório. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA Manguinhos), sob gestão da SUBPAV/SMS Rio, também pode ser acessada nesta seção.

A Promoção da Saúde tem sido priorizada em algumas práticas: a implantação do Programa Saúde na Escola; a Academia Carioca da Saúde com a promoção de estilo de vida saudável, o autocuidado, a convivência ativa e a Equipe de Consultório na Rua com ações de redução de danos aos usuários de álcool e outras drogas.

Outras iniciativas de promoção da saúde podem ser acessadas na Gestão Participativa (nosso Conselho Gestor é lócus privilegiado do exercício cotidiano da intersetorialidade) e na seção Ensino - Ações Educativas- que incluem Projeto de Saúde para o Território e grupos de Educação em Saúde desenvolvidos pelos profissionais das equipes e o NASF.

O enfoque da promoção é fundamental para a constituição de um território integrado de atenção à saúde como espaço de inovação das práticas do cuidado, do ensino e da pesquisa. Esta atitude poderá impactar na melhoria das condições de vida da população de Manguinhos. No entanto, um dos grandes desafios da implantação da Promoção da Saúde nos serviços é a articulação e interlocução com outras redes existentes, não só no âmbito da saúde, mas com a educação, assistência social, esporte e lazer, enfim outros equipamentos de saúde e sociais existentes em um mesmo território.

Dessa forma, o Teias tem o potencial de ser um espaço de articulação de práticas promotoras de saúde, assim como incentivador e potencializador de estratégias para a implementação dos pontos focais – conforme diretriz da Política Nacional de Promoção da Saúde -, com ações pautadas pelos determinantes sociais de saúde, e não apenas pelos fatores de risco. É um caminho que começamos a percorrer.