Consultório na Rua

Consultório na Rua

O Consultório na Rua foi criado em 2011 para garantir o acesso à atenção à saúde às pessoas que estão em situação de rua, em Manguinhos - em sua maioria envolvida com o uso abusivo de drogas. Realiza o acolhimento e as ações de prevenção, cuidados primários e promoção da saúde, articulando o conjunto de equipamentos e de equipes intersetoriais do território e fora dele.

Em Manguinhos, a população que se encontra em situação de rua está, na sua maioria, envolvida com o uso abusivo de crack, álcool e outras drogas e a atenção à sua saúde constituiu pauta de reivindicação dos moradores de Manguinhos na Conferência Local de Saúde, realizada em 2011. Neste mesmo ano, o Consultório na Rua do Teias-Escola Manguinhos foi originado, com base na Clínica da Família Victor Valla, tendo o objetivo de garantir à essa população, quer seja moradora ou não de Manguinhos, o acesso à atenção à saúde, de forma rápida e eficiente.

O trabalho com usuários de álcool e outras drogas é realizado de acordo com a Política de Saúde Mental e da abordagem da Redução de Danos. Esta é uma estratégia que acolhe e presta cuidados de saúde ao usuário, mesmo quando ele não consegue manter abstinência das drogas - buscando a redução dos riscos tanto orgânicos quanto sociais.

O acolhimento e as ações de prevenção, cuidados primários e promoção da saúde realizados pelo Consultório na Rua são apenas a primeira atenção à saúde dessas pessoas, que na maioria das vezes necessitam de outros cuidados: de um Centro de Atenção Psicossocial focado em álcool e outras drogas (CAPS AD), da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou até mesmo da atenção de outro setor social como a Assistência Social.

Articular o trabalho com essas pessoas no espaço mesmo em que elas se encontram (a rua) e no espaço que elas são incentivadas a procurar (a Clínica da Família) e articular o conjunto de equipamentos e de equipes intersetoriais do território e fora dele é o grande desafio do trabalho do Consultório na Rua.

"Lixo se recolhe, gente se acolhe" (morador de rua)

Contato: consult.rua@gmail.com

Equipe CR:
Anderson, Luciana, Wagner Mendonça – Agentes Sociais
Carla Lima- Assistente Social
Christiane – Psicóloga
Dellaney – Dentista
Daniele – Técnica de Enf.
Gloria – Agente em Saúde Bucal
Marcelo – Enfermeiro
Valeska - Médica
Gestão Teias: Mirna Teixeira – Apoio Intitucional Teias-Escola Manguinhos
Elyne Engstrom - Coordenaçao Geral Teias-Escola Manguinhos
Érika Arent – Gerente da Clinica da Familia Victor Valla

Referências sobre Consultório na Rua: 

1. http://dtr2001.saude.gov.br/sas/portarias/port2006/gm/gm-399.htm. Acessado em 21/10/2011.

2. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Portaria Nº 130/GM de 26 de janeiro de 2012. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2012/prt0130_26_01_2012.html. Acessado em 25/02/2012.

3. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Portaria Nº 122/GM de 25 de janeiro de 2012. Disponível em http://www.sesa.pr.gov.br/arquivos/File/Portaria_122_Consultorio_na_Rua.pdf

3. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria Executiva. Mais saúde: direito de todos: 2008 – 2011. 2. ed. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2008.

4. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Diretoria de Articulação de Redes de Atenção à Saúde. Redes regionalizadas e territórios integrados de atenção à saúde – TEIAS. A estratégia: pressupostos, componentes e diretrizes (Proposta de Documento para debate), 46p., 2009.

5. Silva, SF; Souto Jr. JV; Bretas Jr, N. O Pacto pela Saúde e redes regionalizadas de ações e serviços de saúde. In: Silva SF (org). Redes de Atenção à Saúde no SUS. Campinas, SP: Idisa, Conasems, 2008.

6. Rio de Janeiro. Secretaria Municipal de Saúde e Fundação para o Desenvolvimento Científico Tecnológico em Saúde. Contrato de gestão no âmbito do território integral de atenção à saúde (TEIAS) de Manguinhos. Documento oficial disponível nas instituições, 2009.

7. Schincariol, I. Saúde em Construção. Iniciativa Teias leva atenção integrada e inovação para Manguinhos. Revista de Manguinhos, publicado em 25/2/2011, Disponível em : http://www.fiocruz.br/ccs/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=3827&sid=9

8. Brasil. Ministério da Saúde. Secretariaria de Atenção a Saúde/ Departamento de Ações Programáticas Estratégicas/ Coordenação Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas. CONSULTÓRIO DE RUA DO SUS. Org. Mírian Gracie Plena e outros. MS, Brasília, 2010. Acessar em http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=36061.

9. Matéria no Canal Saúde/Fiocruz sobre População de Rua.

http://www.canal.fiocruz.br/video/index.php?v=populacao-de-rua
www.canal.fiocruz.br