Indicadores de Gestão

Indicadores de Gestão

"Mede o que é mensurável e torna mensurável o que não o é.”
(Galileu Galilei)

A construção e utilização de indicadores resultam da necessidade de monitorar e avaliar resultados e planejar ações de saúde. Os Indicadores de Gestão destinam-se a monitorar os resultados da Estratégia de Saúde da Família do Teias-Escola Manguinhos e foram estabelecidos no contrato de gestão celebrado com a SUBPAV/SMSDC Rio, em dezembro de 2009, e são relacionados ao pagamento por desempenho.

A parte 1 refere-se ao monitoramento da gestão Teias; a parte 2 ao monitoramento da gestão das duas unidades de saúde, CSE Manguinhos e CF Victor Valla e a parte 3 refere-se ao desempenho direto das equipes.

Os indicadores são agrupados em quatro componentes da Saúde da Família: Acesso, Desempenho Assistencial, Satisfação dos usuários e Eficiência.
As informações que compõem os indicadores são geradas a partir do registro das informações no prontuário eletrônico do paciente provenientes das consultas, visitas domiciliares, ações em grupo. Ressalta-se que embora ainda haja subregistros por parte dos profissionais, muitas vezes atribulados na rotina de seus atendimentos, essas são informações valiosas e devem ser sempre aperfeiçoadas.

Consolidamos mensalmente esses indicadores em relatórios, que são enviados para a Comissão Técnica de Avaliação (CTA). Esta é formada por gestores e controle social do município. Divulgar estas informações, certamente, ajudará na melhoria da qualidade do processo de trabalho da saúde da família e nas condições de vida e saúde dos moradores de Manguinhos.