Setor de Micobacteriologia do Laboratório de Diagnóstico, Ensino e Pesquisa (LADEP) é inaugurado no dia 21 de julho

Setor de Micobacteriologia é inaugurado no dia 21 de julho
O Laboratório de Diagnóstico, Ensino e Pesquisa (LADEP) é um laboratório de análises clínicas que realiza os exames dos pacientes atendidos no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria e na Clínica da Família Victor Valla.

Annalu Pinto da Silva.

Setor de Micobacteriologia do Laboratório de Diagnóstico, Ensino e Pesquisa (LADEP) é inaugurado no dia 21 de julho

O Laboratório de Diagnóstico, Ensino e Pesquisa (LADEP) é um laboratório de análises clínicas que realiza os exames dos pacientes atendidos no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria e na Clínica da Família Victor Valla, bem como participa de programas de Ensino e de Pesquisa que o serviço desenvolve em parceria com outros departamentos da ENSP e unidades da Fiocruz.

Atualmente quem é a responsável técnica pelo laboratório do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF) é a bióloga, especialista em Análises Clínicas, Dayse Figueira de Oliveira.

Nesta semana, inauguramos o novo setor de Micobacteriologia, cujo objetivo é realizar a pesquisa do agente etiológico da tuberculose, Mycobacterium tuberculosis, através de metodologias, simples e de baixo custo, tais como: baciloscopia, cultura, identificação e teste de sensibilidade, contribuindo assim para o diagnóstico precoce e o encaminhamento para o adequado tratamento para interrupção da cadeia de transmissão da doença, conta Dayse.

Para a realização de exames no laboratório é necessário que o paciente tenha se consultado nas equipes de seu respectivo posto de atendimento (CSEGSF e CFVV) e recebido as orientações necessárias para coleta, com o registro nos setores de recepção, afirma Dayse.

O LADEP é composto de uma equipe de profissionais formados e qualificados para exercerem as atividades neste setor.