Núcleo de Apoio à Saúde da Família/NASF

Núcleo de Apoio à Saúde da Família/NASF

NASF – MANGUINHOS
O NASF-Manguinhos tem por objetivo promover o apoio matricial à estratégia da saúde da família (ESF) a fim de contribuir em práticas que ampliem o cuidado integral no território. Ao ser entendido como uma metodologia de trabalho que visa assegurar a retaguarda especializada, tanto em nível assistencial quanto técnico-pedagógico, pressupõe a construção compartilhada entre a equipe de referência. Deve ser estruturado priorizando o atendimento interdisciplinar com troca de saberes, capacitação e responsabilidades mútuas entre os especialistas e equipe de saúde da família.

O matriciamento se apresenta como um importante campo de atuação na ESF por meio do agenciamento do cuidado que inclui ações de promoção, atenção e reabilitação. Tem como eixos norteadores o cuidado, a integralidade, acessibilidade, equidade, desinstitucionalização, acompanhamento contínuo e gestão em redes.

O NASF-TEIAS foi implantado em agosto de 2010 e foi uma demanda das equipes e do território. Iniciou-se com a contratação de profissionais médicos (pediatria, ginecologia, psiquiatria e cardiologia) e, em 2011, foi ampliado para categorias não médicas como educador físico, psicólogo e assistente social. Em 2012, outras categorias foram inseridas como fisioterapeuta e geriatra e foi ciado um serviço especializado, o Programa de Atenção domiciliar. Ainda houve ampliação da carga horária do psicólogo da Equipe de Consultório na rua. Assim, este profissional pôde fornecer o apoio às equipes de saúde da família no tema de álcool e outras drogas com enfoque na redução de danos.

Em 2012, com a reformulação do organograma do Teias de gerências em apoiadores institucionais, ficou definido um Apoio institucional ao grupo do NASF-Teias, que atua por meio de um grupo de trabalho que realiza rodas de conversa com os matriciadores. O encontro é semanal e discute processo de trabalho, educação permanente nas equipes, aplicação das ferramentas de apoio, Cursos de Qualificação dos profissionais - com a formatação de um Guia Prático para matriciadores - e discussão das metas dentro do modelo de contrato de gestão/gestão por resultados.

O NASF está dividido em nove áreas estratégicas, sendo elas: práticas integrativas e complementares, reabilitação, alimentação e nutrição, saúde mental, serviço social, saúde da criança/do adolescente e do jovem, saúde da mulher e assistência farmacêutica.

EQUIPE NASF:

• Apoiador institucional NASF-Manguinhos
• Atividade física/práticas corporais: Academia Carioca (02 educadores físicos)
• Saúde Idoso: 01 geriatra
• Saúde Mental: 01 psicólogo; 01 psicólogo RD; 01 psiquiatra; 01 assistente social.
• Saúde da Mulher: 01 ginecologista
• Práticas integrativas: fisioterapeuta/acupunturista
• Alimentação e nutrição: apoio da nutricionista do CSEGSF

Contato: nasf.manguinhos@gmail.com