Quem Somos

Quem Somos

O Teias-Escola Manguinhos é uma iniciativa de cogestão da saúde em Manguinhos/Rio de Janeiro, tendo como base um contrato celebrado entre a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro e a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) / Fiocruz, por meio de sua fundação de apoio – Fiotec, em dezembro de 2009.
Por esse contrato, o Teias Escola Manguinhos é responsável pela gestão da atenção primária de saúde, adotando o modelo da Estratégia de Saúde da Família como ordenador do sistema de saúde local. Um dos primeiros resultados desse programa foi a ampliação da cobertura da saúde da família para 100% da população residente em Manguinhos, favorecendo acesso humanizado e qualidade do cuidado á saúde.

Trabalha-se ainda reafirmando os princípios do SUS de universalidade, integralidade, equidade, descentralização e participação social. Para isso, tem-se por base um modelo de atenção à saúde que busca, reconhecendo as peculiaridades dos sistemas locais, favorecer a formação das redes de atenção à saúde. Os resultados esperados são o aumento da eficiência sistêmica e organizacional do SUS; da qualidade e da eficiência das unidades de saúde do território, além do fortalecimento da participação social.
O trabalho realizado agrega ainda ações de vigilância, saúde coletiva, promoção da saúde e ações intersetoriais, calcadas num modelo participativo de gestão da saúde que fortaleça o SUS e a construção de um ambiente saudável

O Teias-Escola Manguinhos, para além da busca uma integração da rede estrutural dos serviços e ações de atenção, promoção e prevenção em saúde, incorpora em sua concepção, os componentes da produção de conhecimentos científicos e tecnológicos, ensino e pesquisa, componentes relacionados com a missão institucional da Fiocruz, de contribuir para o enfrentamento de grandes desafios do SUS no país.

Missão do Teias: Desenvolver, em Manguinhos, um território integrado de atenção à saúde como espaço de inovação das práticas do cuidado à saúde, de ações intersetoriais, ensino e pesquisa visando a melhoria da condição de saúde e vida da população de forma participativa.